Seja Bem Vindos ao EMEINKTATTOO

https://marceloemeinktattoo.blogspot.com

EMEINKTATTOO WENCESLAU BRAZ PARANÁ BRASIL

Eduardo Marcelo Estevão EMEINKTATTOO

Eduardo Marcelo Estevao:Tatuador desde 1992 sempre gostou muito de desenhar. Após trabalhar com várias outras coisas, percebeu que não viveria feliz se não vivesse da ARTE. Autodidata, fazendo todo os estilos Suas inspirações vêm do trabalho de outros artistas, sua família e sentimentos.

É possível dizer que Eduardo Marcelo, 45 anos, se preparou a vida toda para ser tatuador. Ele se dedica ao desenho desde os oito anos de idade. A arte faz parte de sua vida mas começou a tatuar 1992. “Sempre experimentei muitas técnicas, materiais e superfícies em meio a vida de segurança de Eventos. Resolvi acatar a sugestão de um amigo que achava que eu me daria bem se resolvesse tatuar.”

Os materiais foram me dados de presente pelo um amigo que também que era tatuador deu uma aula rápida sobre a técnica. Então, Eduardo já partiu para o treino em sua própria pele. “Eu comparava o que eu testava na pele com o que eu já dominava em outras superfícies e técnicas artísticas. Agulha, tinta, pele e paciência sozinho mesmo.” Depois da primeira tatuagem na própria coxa e Braço, foi a vez de uma amigo ser a cobaia. Assim que terminou a tatuagem, ele avaliou bem o resultado, mas, por ter errado na profundidade da agulha, após a cicatrização o traço se expandiu.

“Eu me assustei com a possibilidade de errar novamente e resolvi focar minha vontade em trabalhar com pontilhismo na pele, dessa maneira o traço contínuo não é problema. Deu super certo!” Foi assim que, a partir de um aparente erro de principiante, Eduardo se consolidou com uma técnica que na época era inovadora.

“Da terceira tatuagem para frente, passei a trabalhar só pontilhismo e estéticas orgânicas, mais fluidas, sem linhas contínuas. Com o tempo ampliei o repertório colocando cores, texturas, escorridos, respingados até chegar na aquarela e ficando cada vez mais feliz com os resultados obtidos.” Eduardo tatua em Wenceslau Braz-Paraná e você pode ver mais informações no site. https://marceloemeinktattoo.blogspot.com

segunda-feira, 29 de abril de 2024

Processos Aplicados na Tatuagem

Existem relatos de tribos indígenas que usavam agulhas para tatuar. Ainda hoje este processo é usado por alguns artistas, sobretudo na Ásia. Este método é conhecido como Tebori, é bastante demorado e doloroso. A técnica exige do tatuador muita experiência e paciência.
Com um pedaço de madeira e espinhos alguns índios tatuavam seus corpos por inteiro. Os desenhos geralmente eram relacionados a ritos de passagens, guerras e elementos indígenas.
Atualmente, a grande maioria dos tatuadores utilizam a máquina de tattoo a base de eletroímãs. Basicamente são as bobinas enroladas que ligam e desligam, movimentando as agulhas pelas biqueiras. Tal processo permite que as agulhas perfurem a pele em média de duas mil a três mil furos por minuto, permitindo a criação de linhas definidas e preenchimento uniforme de grandes áreas, em menor espaço de tempo. 
Os tubos ou biqueiras, presos a máquina de tattoo, são desmontáveis, facilitando a limpeza, esterilização e troca de bicos ou pontas para a variação de quantidade de agulhas a serem usadas. Normalmente as biqueiras ou tubos são constituídos de aço inoxidável, mas encontram-se no mercado biqueiras descartáveis de plástico resistente. 

As biqueiras têm tamanhos e formas variadas, encontram-se no mercado tubos grossos, finos, com frisos, lisas, biqueiras leves, pesadas, em diversos materiais e cores. As ponteiras ou bicos têm tamanhos e formatos diferentes em relação a quantidade e formato de solda das agulhas. Os bicos devem permitir a passagem das agulhas e armazenamento da tinta. Quando o tatuador ativa a máquina com o bico próximo à tinta, a agulha, com seu movimento de vai-e-vem “suga” a tinta para o bico. Com a tinta no “reservatório” o tatuador fará um traço, sombreamento ou preenchimento, até precisar reabastecer novamente, o bico com tinta. Para colorido são usadas várias agulhas juntas, permitindo uma cobertura uniforme em menor tempo. Nos contornos são usadas uma, três, cinco ou mais agulhas dependendo do resultado que deseja-se. Durante as tatuagens, os tubos ou biqueiras, não tocam no tatuado, entretanto, a tinta e sangue têm contato com a biqueira, sendo obrigatória a esterilização em autoclave.

A ativação da máquina é feita por um pedal, que libera a passagem de energia da fonte à máquina. O clip-cord, conduz esta energia, convêm que o clip-cord seja grande e flexível, permitindo a movimentação do tatuador. É aconselha-se que o clip-cord seja devidamente embalado, evitando assim, a contaminação cruzada.
Obs.: Contamos sempre com a sua contribuição para que estas lições fiquem cada vez mais completas. À todas as informações cedidas, serão atribuídas os devidos créditos.

Soldagem das Agulhas Para Tatuagens

 Certamente um dos pontos mais importantes no processo de preparação da criação de uma tatuagem é a soldagem das agulhas. Este também é um dos assuntos que mais geram dúvidas entre os tatuadores iniciantes. A esterilização é importante, as máquinas são importantes e os projetos são importantes. Mas, a agulha da tatuagem é maior ligação entre você e o cliente. As agulhas são realmente introduzidas na pele e por este motivo devem ser perfeitas, sem falhas, afiadas, e devidamente alinhadas. Conheça agora o processo de preparação, soldagem, tipos, aplicação, limpeza e esterilização das agulhas para tattoo.

1 - Produtos e equipamentos utilizados na soldagem das agulhas
A soldagem das agulhas exige muita prática, há quem prefira métodos manuais, outros usam o auxílio de gabaritos ou equipamentos desenvolvidos para soldagem mais rápida das agulhas, fato é que o método usado, varia de tatuador para tatuador. Vale lembrar também, que já encontra-se disponível no mercado, agulhas já soldadas, embaladas, devidamente esterilizadas, com data de validade da esterilização e ISO 9001.
Para a prática da soldagem de agulhas são nescessárias hastes (onde o grupo de agulhas será soldada), ferro de solda, usado para aquecer a solda que será aplicada no grupo de agulhas, ácido para solda, gabarito ou equipamento para soldagem de agulhas e óculos de proteção.
Como no Brasil já existe uma empresa especializada em agulhas, hastes e gabaritos para tatuagem, a Ogival Tattoo, utilizaremos alguns produtos desta empresa como referência para o detalhamento dos itens utilizados nas soldagens de agulhas.
Agulhas
As numerações mais utilizadas pelos tatuadores são 0,25mm, 0,30mm e 0,35mm. Geralmente são vendidas ao milheiro. Existem agulhas de vários tamanhos, espessuras, porosidades e marcas diferentes. Mais a abaixo detalhamos as diversas aplicação destas agulhas.
Hastes 
As hastes disponíveis em aço-inóx 316-L com borracha, promovem maior aderência da haste com a máquina de tattoo, mais específicamente aderência à Barra ou Armature Bar. A borracha é vulcanizada na haste, proporcionando assim, mais resistência e firmeza. Disponíveis em quatro cores, facilita-se assim, a identificação dos tipos de agulhas soldadas nas hastes. Estas hastes resistem a até dez esterilizações, sem perda de qualidade. Além das hastes Ogival, encontram-se outras hastes no mercado e também o material bruto para que você possa fabricar suas próprias hastes. Há dois tipos de hastes, hastes para Round e Hastes para Flat's. A haste para agulhas no formato Round é circular na extremidade onde as agulhas são soldadas. A haste para agulhas no formato Flat (ou magnun) tem a extremidade lisa, onde as agulhas são soldadas. Clique na imagem para ampliá-la, nela constam as hastes para Round e Flat.
Gabarito para contornos
Os gabaritos permitem o alinhamento e agrupamentos das agulhas para o processo de soldagem. O gabarito da imagem, permite a soldagem das agulhas destinadas à contôrnos. O equipamento permite o agrupamento e alinhamento de até seis grupos de agulhas que vão de três a quinze agulhas. O material utilizado na produção destes gabaritos é o PTFE que suporta grandes temperaturas durante a soldagem, sem marcas, deformações e derretimentos. No mercado encontra-se também outros gabaritos em bronze.
Gabarito para Magnum-45
Destinado ao agrupamento de agulhas nos tipos Magnum e Shader, o gabarito Magnum-45 facilita o alinhamentos das agulhas nas hastes e permite o agrupamento de duas a quarenta e cinco agulhas. Os materiais usados no equipamento são: bronze, alumínio 6063, nylon, aço inox 304 e borracha siliconada. Uma mesa transversal permite o deslize para o alinhamento da haste com as agulhas, um braço de fixação garante o alinhamento do conjunto. No caso das soldagens tipo Magnum, rotaciona-se o posicionador lateral, depois é só definir o deslocamento e soldar as agulhas. O batente de nylon frontal, permite um maior controle dos grupos de agulhas, podendo-se optar pelas pontas das agulhas retas ou em curvas.
Gabarito Magnum-Line
O Gabarito Magnum-Line torna mais prático e fácil a junção, alinhamento e processo de soldagem das agulhas nas hastes, destinado a criação de três a quinze grupos de agulhas para contorno. O equipamento utiliza: PTFE, aço-inóx 304 e alumínio 6063. Assim como o Gabarito para Magnum-45, o equipamento dispõe de uma mesa deslizante transversal, destinada a centralização das agulhas em relação à haste. O rolo giratório garante o alinhamento de todo o conjunto.
Fluxo de soldagem
A realização de solda entre metais (no caso das agulhas para tatuagens), consiste na união de um metal (agulha) a outro metal de menor ponto de fusão (solda). Para tanto, utiliza-se um fluxo que age na limpeza das superfícies e na temperatura do metal de menor ponto de fusão. No mercado encontram-se diversos fluxos para soldagem. A Ogival disponibiliza o Solder-Flux, o fluxo permite soldagens íntegras e limpas de estanho/prata, mas permite também a soldagem de aços inoxidáveis 316-L, 304-L, 321, 316, 310, 304, 302 e 301. 
A solda
A solda de estanho/prata, não oferece riscos à saúde, oferece maior resistência e é mais limpa que as convencionais de estanho/chumbo. Geralmente são disponíveis em rolos de cinquenta gramas, cem gramas ou dois quilos.
Ferro de solda
O Ferro de Solda é um equipamento muito utilizado na realização de serviços eletrônicos. O equipamento dever ser ligado à corrente elétrica que percorrerá a resistencia interna, assim, a ponta do Ferro de Solda é aquecida. A a ponta do Ferro de Solda é usada então para derreter a solda a que será aplicada às agulhas. Muitas lojas de equipamentos para tatuagem não comercializam o Ferro de Solda, pois o mesmo é encontrado com facilidade em lojas de eletrônica. Existem Ferros de Solda com diversas voltagens e pontas diferentes. Variam os tamanhos, cores, pontas que podem ser achatadas ou arredondadas e alguns Ferros de Solda disponibilizam de reguladores de voltagem. Aprofunde os seus conhecimentos em relação ao Ferro de Solda, soldagem e outros equipamentos, o site Eletrônica 24 hs contém dicas úteis como o detalhamento de troca da ponta e resistência de seu Ferro de Solda.
2 - Os tipos de soldagem Round, Flat e Magnum
Os tipos de soldagem são divididos considerando-se a quantidade e posicionamento das agulhas agrupadas, suas nomenclaturas são em inglês. Confira os tipos de soldagem e suas aplicações.
Round (redondo): como indica a tradução, é o nome usado para soldagens redondas.
Round três agulhas e uma à frente: soldagem de três agulhas, com uma delas posicionada um pouco á frente, é utilizada na criação de traços muito finos, como cabelos e detalhes de rostos por exemplo.
Round com três agulhas alinhadas: este formato é utilizado na criação de traços finos, um dos formatos mais utilizados nas tatuagens.
Round com mais de cinco agulhas:utilizada em traços mais espeços e preenchimentos (relativamente pequenos).
Flat(liso): está é a soldagem de agulhas em formato plano, geralmente aplicadas à preenchimentos e sombreados.
Flat de uma camada: utilizada em pinturas e sombreamentos.
Flat de duas ou mais camadas: formato utilizado para o preenchimento sólido, geralmente em grandes áreas.
Flat alternada: também utilizada no preenchimento sólido de grandes áreas. Apesar de conter apenas uma camada, as agulhas são dispostas em posições alternadas.
Magnun: este nome é aplicado geralmente às Flat's com mais que uma camada e Flat's Alternadas
3 - Soldagem das agulhas 
Com as agulhas, Ferro do Solda, Gabarito e fluxo, em mãos, você precisará ainda de uma superfície plana como por exemplo um vidro, óculos de proteção, máscaras e um ambiente bem iluminado e ventilado. A fumaça proveniente da soldagem é tóxica, por isto a importância de um local arejado, os óculos protegem seus olhos de respingos e também da fumaça.
Round
- Com o gabarito em mãos posicione as agulhas com suas pontas para baixo e encaixe-as no orifício correspondente à quantidade de agulhas escolhida, não deve haver folga entre as agulhas.
- Alinhe devidamente as agulhas.
- Aplique apenas uma gota de fluído(ácido) na parte de trás das agulhas no Gabarito.
- Com o ferro de solda, derreta uma pequena quantidade de solda e aplique na parte traseira das agulhas.
- Se estiver usando um Gabarito simples, remova as agulhas e introdusa as pontas no mesmo orifício utilizado, as aulhas devem sair aproximadamente um milímetro do outro lado.
- Pressione levemente a parte de trás das agulhas.
- Aplique apenas uma gota de fluído no restante da agulha (exceto pontas da agulha, claro).
- Aplique novamente a solda no restante das agulhas,utilizando o Ferro de Solda e mantendo uma distância de cinco milímetros das pontas das agulhas.
- Aplique o fluído na ponta da haste para Round.
- Com o Ferro de Solda, solde a parte de trás das agulhas já agrupadas na haste para Round. 
Flat de uma camada 
- Escolha o tipo e quantidade de agulhas a serem utilizadas.
- Alinhe as agulhas.
- Com um objeto circular (de circunferência semelhante à unha de seu polegar), posicione as agulhas devidamente alinhas mantendo as pontas das últimas agulhas dos dois lados um pouco mais rebaixadas que as agulhas do centro ex.: illli
- Aplique apenas uma gota de fluído na parte de trás das agulhas.
- Utilizando o Ferro de Solda, aplique uma pequena quantidade de solda para unir a parte de trás do grupo de agulhas (mantendo-as sempre alinhadas durante a soldagem).
- Com as agulhas já agrupadas, segure-as pela parte da frente e aplique a solda no comprimento das agulhas, sempre evitando excessos e mantendo seis milímetros de distância das pontas das agulhas.
- Aplique o fluído na ponta da haste para Flat.
- Com o Ferro de Solda, solde a parte de trás das agulhas já agrupadas na haste para Flat

Flat mais que uma camada
- Escolha o tipo de quantidade de agulhas a serem utilizadas nas camadas.
- Utilizando o processo descrito assima (Flat de uma camada), monte as camadas de desejar.
- Utilizando o processo de soldagem já descrito, disponha as camadas alinhadas uma sobre a outra e realize a soldagem na parte de trás e corpo das agulhas.
- Com o Ferro de Solda, solde a parte de trás das agulhas já agrupadas na haste para Flat. 
Flat Alternada
- Escolha o tipo e quantidade de agulhas a serem utilizadas.
- Alinhe precisamente as pontas das agulhas usando uma superfície plana, mantendo o alinhamento reto.
- Aplique apenas uma gota de fluído na parte de trás das agulhas devidamente alinhadas.
- Com o ferro de solda, derreta uma pequena quantidade de solda e aplique na parte traseira das agulhas.
- Utilize uma lâmina nova (Gillete ou qualquer outra marca) para separa as agulhas, mantendo uma agulha em cada lado da lâmina.
- Com as agulhas já agrupadas, segure-as pela parte da frente e aplique a solda no comprimento das agulhas, sempre evitando exessos e mantendo oito milímetros de distância das pontas das agulhas.
- Com o Ferro de Solda, solde a parte de trás das agulhas já agrupadas na haste para Flat.
4 - Divisão das agulhas quanto a espessura, pontas e porosidade
Espessura das agulhas
0,25mm: utilizadas em traços super finos. Indicada para sombreamentos por deixarem menos marcas e proporcionarem mais suavidade.
0,30mm: utilizadas para contornos mais finos.
0,35mm: utilizadas em traços comuns. Estas agulhas são recomendadas para preenchimentos sólidos.
Pontas das agulhas
Agulhas Super point: possuem as pontas gradativamente mais afiladas.
Agulhas Standard point: possuem as pontas menos afiladas.
Agulhas Pencil point: possuem as pontas bem mais afiladas, entretanto com seus afilamentos bruscos.
Polimento das agulhas
Agulhas Polidas: Estas agulhas são bem mais lisas e por isto retêem menos tinta.
Agulhas Porosa: Estas agulhas são menos polidas (porosas) e por isto, retêem mais tinta.
5 - Limpeza, neutralização e esterilização das agulhas
- Logo após a soldagem das agulhas nas hastes, deixe-as de molho em um compartimento com água e bicarbonato de sódio, por no mínimo dez minutos, posteriormente, exague com água abundante. Este processo neutralisa o fluido (ácido) utilizado no processo de soldagem das agulhas. 
- Após o processo descrito acima, as agulhas devem ser devidamente secas, embaladas com produto adequado, datadas e levadas para esterilização em autoclave. Este processo de esterilização garante trinta dias de validade para as agulhas. 
- No caso de esterilização de grandes quantidades de agulhas já soldadas, convém o uso de Raios Gama ou Óxido de etileno. Processo utilizado por empresas que prestam serviços de esterilização em grande escala.
- Mesmo sem terem sidos utilizadas, as agulhas podem conter fungos, bactérias ou vírus, por isto seu processo de esterilização é indispensável.
6 - Outras dicas importantes
- Existem diversas tipos de gabaritos em diversos formatos disponíveis em lojas de equipamentos para tatuagem. Alguns tatuadores dispensam o uso de gabaritos, é sempre bom aprender novas formas de soldagem de agulhas, converse sempre que possível com profissionais mais experiêntes. Além do gabarito simples e a soldagem sem gabarito, existem gabaritos mais avançados, com mais recursos, para soldagem mais rápida das agulhas, como os citados anteriormente.
- Em convenções de tatuagens você encontrará uma grande variedade de agulhas, hastes, e demais suprimentos para soldagem de agulhas, com a vantagem de poder obter maiores informações e pesquisar vários preços em um só lugar.
- Praticar é a maneira mais adequada de aprender a soldar suas agulhas, cuidado para não queimar seus dedos, use óculos de proteção e não se apegue às agulhas mau soldadas. Até atingir um nível aceitável, você perderá várias agulhas. Muitos tatuadores experiêntes, por vezes perdem um jogo ou outro de agulhas.
- Além das formas citadas, existem diversas outras formas de soldar agulhas, divida a sua experiência e procure aprender novos métodos. Pesquise bastante!
- Mostre suas agulhas soldadas à tatuadores experientes, por foto ou ou pessoalmente, não tenha vergonha de pedir sugestões. 
- Pratique muito, ninguém aprende a soldar boas agulhas da noite para o dia.

Tatuagens e biologia: por que a tinta fica pra sempre na pele?

 

Você já sabe que fazer tatuagem não é uma decisão simples - embora haja quem finja que sim - porque, uma vez marcada a pele, não há mais volta. Existem técnicas a laser que ajudam a apagar tatuagens, mas a verdade é que e um procedimento complicado, que tem riscos e que é bem mais complexo do que fazer a tatuagem em si.
Mas afinal, o que é uma tatuagem e por que ela fica na pele
De acordo a agulha com tinta penetra a epiderme - a parte superficial da pele - e deposita a tinta na derme, a camada embaixo da epiderme, que contém vasos sanguíneos e nervos.
Cada picada da agulha é uma ferida, à qual o corpo reage iniciando um processo inflamatório. Isso significa que o corpo vai enviar células do sistema imune para o local da ferida, e células especiais chamadas macrófagos vão 'comer' a tinta pra tentar limpar a inflamação causada por ela. O que sobrar acaba absorvido por células chamadas fibroblastos, que ficam na derme para sempre.
Se você precisar remover a tattoo com um laser, os raios vão romper os fibroblastos em pedaços menores, que então serão reabsorvidos pelo seu corpo, apagando o desenho. Mas o processo fica mais difícil dependendo da cor da tatuagem - tinta preta é a mais fácil de ser removida, por exemplo.
Se as células da pele se renovam, por que a tatuagem não sai?
A pele tem mais de uma camada e nem todas se renovam
Simplesmente porque as tatuagens são feitas numa das camadas mais profundas da pele, que não sofre renovação. É bom lembrar que o tecido que recobre nosso corpo é formado por três camadas principais: a epiderme, mais externa; a derme, intermediária; e a hipoderme, a mais profunda de todas. Das três, a única que está em constante renovação é a epiderme. “As tatuagens são feitas com injeção de pigmentos diretamente na derme, que não se renova”, diz a dermatologista Solange Teixeira, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).
Os tatuadores usam finas agulhas que penetram cerca de 2 milímetros no tecido e, então, injetam gotas de tinta lá dentro, na derme. É por esse motivo que as tatuagens não saem do corpo, enquanto um risco de caneta, que só atinge a epiderme, desaparece com água e sabão. Entretanto, caso não tenham sido bem-feitas, elas podem acabar ficando borradas com o tempo. Isso ocorre, por exemplo, quando a agulha não atinge a derme ou quando a tinta é de baixa qualidade. Os desenhos também podem perder definição em virtude da ação de células de defesa da pele, que tentam isolar os pigmentos por entender que eles são uma agressão ao organismo.

Tipos de agulhas para tatuagem

 As agulhas para tatuar podem ser feitas de alguns tipos ligeiramente diferentes de metal, serem lisas ou porosas, com afilamento abrupto como um lápis ou gradual, como uma ogiva.

Quanto ao tipo de soldagem, elas estão divididas em:
Agulha round liner (redonda para traço)
As agulhas round liner são soldadas até cerca de 3 mm antes da ponta e são mais afiladas, tendo menos espaço entre si. Geralmente usa-se entre 3 á 15 agulhas soldadas desta forma.
Agulhas round shader (redonda para sombra/pintura)
São soldadas até cerca de 5 a 6 mm da ponta, podendo chegar até 8 ou 9 dependendo do fabricante. A ponta é ligeiramente “solta”, deixando mais espaço entre as agulhas. Geralmente usa-se entre 7 á 18 agulhas round shader.
Agulhas flat
Agulhas soldadas de forma linear, são usadas em geral para pintura, sendo que a solda chega até cerca de 5 mm antes da ponta. O formato de soldagem destas agulhas pode ser reto ou curvo, sendo que o último oferece melhor acabamento em alguns tipos de pintura.
Agulha flat alternada ou magnum
Agulhas soldadas de forma intercalada, algumas mais altas e outras mais baixas, obtendo-se um formato que não enfrenta tanta resistência da pele. Excelente para pinturas sólidas. Assim como as agulhas flat, podem ser retas ou curvas.
Agulhas flat de duas camadas ou m²
Iguais as agulhas flat, mas com duas camadas. Pouco usadas, recomendadas apenas para pinturas pesadas. Recebem muita resistência da pele.
As agulhas para tatuagem devem ter registro na ANVISA, deve-se observar a validade da esterilização e todas as agulhas devem ser abertas na frente do cliente e descartadas após utilização em caixas para materiais perfuro cortantes que devem ser recolhidas pelo serviço de coleta de lixo séptico.

Tinta para tatuagem Qual é a melhor? e quais são liberadas pela Anvisa

 

A maior dúvida na hora de escolher um kit de tatuagem é a qualidade da tinta. Escolhemos as que estão sendo lançadas? Ou as que já estão no mercado? Compramos no mercado internacional ou nacional? São comuns surgirem essas perguntas de quem está fazendo a tatuagem pela primeira vez e também em tatuadores que estão iniciando na arte.
Dicas sobre kit para tattoo
A tinta de tatuagem fluorescente foi desenvolvida inicialmente para marcar animais e peixes, porém ela já é usada a mais de 10 anos em técnicas de pintura. Uma dica muito importante para quem compra tintas para tattoos é falar direto com os fornecedores, eles são mais acessíveis e garantem a qualidade do produto. 
A tinta utilizada interfere diretamente na cicatrização, portanto consulte o profissional com quem irá tatuar a faça essa pergunta.  A pigmentação de algumas marcas são mais fortes que outras, é importante ficar atento a isso e fazer um pequeno teste antes de usar. Verifique se as tintas a serem utilizadas seguem as normas da Anvisa.  
Marcas de tintas para tatuagem
Duas das tintas mais utilizadas são a eletrick ink e a star brite 2. Ambas têm coloração forte, e são mais rápidas na cicatrização. Outras marcas de tintas para tatuagem conhecidas também são a Iron Butterfly, Fantastic, Intenze, Millenium e Mick Sharpz. Caso tenha alguma dúvida sobre os contatos de fornecedores mande um e-mail para o sindicato dos tatuadores: arte@sindicatodostatuadores.com.br.

Conheça as tintas de tatuagem autorizadas
A Anvisa publicou nesta sexta-feira (10) a suspensão da tinta de tatuagem da marca Supreme, fabricada pela empresa TSEVA. O produto não tem registro na Anvisa e por isso é considerado clandestino.
De acordo com a legislação brasileira os equipamentos e tintas utilizadas em tatuagem devem ser registrados na Agência para garantir a segurança ao usuário, evitando o uso de substâncias nocivas. As exigências estão na resolução RDC 55 de 2008, que classifica a tatuagem como pigmentação artificial permanente da pele.
Antes de fazer qualquer tatuagem é importante cobrar do profissional responsável as informações referentes ao nome do produto que está sendo utilizado. Na embalagem do produto é obrigatória a apresentação do número de registro na Anvisa bem como a identificação do fabricante e distribuidor. As informações também podem ser verificadas pelo atendimento da Anvisa no telefone 0800 642 9782.
Já os estúdios de tatuagem são fiscalizados pelas autoridades locais. Os usuários também devem verificar se o estúdio segue as recomendações do município ou estado para este tipo de estabelecimento, apresentando a licença sanitária para o seu funcionamento.
No Brasil as três marcas de tinta de tatuagem autorizadas pela Anvisa são:

     • Tinta para tatuagem Starbrite Colors – Amazon Indústria, Comércio, Exportação e Importação de Produtos Especializados.

     • Tinta para tatuagem Electric Ink – Electric Ink Indústria Comércio, Importação e Exportação LTDA.

     • Tinta para tatuagem Iron Works – Brasil LTDA.

Caso seja identificada a existencia de tintas irregulares no mercado, o cidadão deve comunicar a vigilância sanitária local ou a Anvisa por meio do telefone 0800 642 9782, informando o nome do produto e do fabricante e os dados sobre o local de fabricação ou comercialização do produto clandestino.

Origens da máquina elétrica de tatuagem

 Origens da máquina elétrica de tatuagem

A invenção da máquina de tatuagem foi, na verdade, resultado de um longo processo de descobertas de mais de 80 anos que teve início no século XIX, período de grandes avanços científicos e tecnológicos.
Em 1820, o dinamarquês Hans Christian Ørsted teorizou sobre a corrente elétrica induzir campos magnéticos, mas não foi capaz de provar matematicamente a relação entre o fluxo da corrente e o campo magnético, o que foi feito apenas uma semana depois por André-Marie Ampère, cujas descobertas foram exploradas ainda por Faraday, Maxwell e Hertz. Em 1825, William Sturgeon percebeu que era possível aumentar um campo elétrico enrolando um fio e cobre ao redor de um núcleo de ferro, descobrindo, assim, o eletroímã. A descoberta de Sturgeon foi significativamente desenvolvida pelo cientista americano Joseph Henry, ao isolar os fios de cobre com seda, construindo um eletroímã bem mais poderoso, em 1827. Os eletroímãs usados nas máquinas modernas de tatuagem seguem, até hoje, um modelo bastante parecido com o daqueles criados por Sturgeon e Henry. Foi Sturgeon também o responsável por demonstrar, de forma prática, o funcionamento dos primeiros motores de corrente direta em 1832.
Thomas Edison, um grande inventor e estudioso do eletromagnetismo patenteou, em 1876, a “caneta elétrica”, cujo funcionamento requeria o uso de baterias de célula úmida, vários fios, uma espécie de prensa de ferro fundido com um rolo de tinta, e a caneta elétrica movida a motor. O objetivo da caneta era perfurar o papel, criando uma cópia em estêncil do documento. A caneta não foi muito bem sucedida comercialmente para Edison, mas sua patente foi comprada por A. B. Dick, proprietário de uma grande fabricante de copiadoras e materiais para escritório do fim do século XIX. Em 1877, Thomas Edison patenteou outro invento, uma versão da caneta movida com duas bobinas que, vibrando, geravam o movimento necessário para que a caneta fizesse a cópia.
Foi o nova-iorquino Samuel F. O’Reilly que percebeu que a caneta elétrica poderia ser adaptada para se tornar uma máquina de tatuagem e decidiu modifica-la, preenchendo a patente em 1891, com um desenho claramente baseado no protótipo de Edison.
Apenas vinte dias após O’Reilly registrar sua máquina, o londrino Tom Riley também preencheu a patente para uma máquina de tatuagem movida com apenas uma bobina e, apesar das controvérsias, o modelo de Tom Riley é reconhecido como o mais próximo das máquinas atuais. Anos depois, em 1904, Charlie Wagner, também de Nova York, registrou outra patente para uma máquina de tatuagem, desta vez com duas bobinas. Uma das melhoras, que não se sabe se atribuíveis a O'Reilly ou a Wagner, foi o tubo para receber a tinta. E em 1929 o design que mais relacionamos à máquina de tattoo foi patenteado para outro dispositivo, por Percy Waters, de Detroit. Todos os protótipos iniciais das máquinas eram movidos à bateria.
Apesar de não ter sido o primeiro a trabalhar com esse protótipo, Waters foi o primeiro a registra-lo em seu nome - e os rascunhos anteriores permanecem anônimos. A máquina eletromagnética movida a partir de duas bobinas incluía um pequeno interruptor para ligar e desligar, um "escudo" metálico e uma agulha para cortar estênceis de plástico. Produzindo diversas máquinas de tipos e estilos variados, Waters parece ter sido o único a conseguir comercializar sua máquina em maior escala.
Somente em 1979, 50 anos depois, uma nova máquina, especificamente para a tatuagem, seria registrada por Carol Nightingale, em Washington D. C., que desenvolveu um aparelho bastante elaborado, com parafuso de contato, possibilidade de ajuste das bobinas, feixes de mola com tamanhos diferentes, para adequação aos trabalhos e a "armadura" que deixava a agulha em ângulo totalmente vertical.
Como podemos notar, é difícil estabelecer uma história linear desse instrumento que continua a ser reinventado até os dias de hoje. Muitos fabricantes ainda tentam criar novos formatos, melhores funcionalidades, tornar as máquinas mais leves, menos barulhentas... como disse no início do texto, é um processo, o qual ainda toma o tempo de todos os que se envolvem com a tatuagem, desde os desenvolvedores, que procuram oferecer materiais mais duráveis e dinâmicos até os artistas, que estão sempre em busca da máquina ideal para suas necessidades.

COMO SE TORNAR UM TATUADOR RECONHECIDO?

 

Além de artista, um tatuador profissional é praticamente um profissional de saúde, já que utiliza meios que perfuram a pele do cliente. Isso faz com que a responsabilidade do profissional seja extrema. Mas e como se tornar um tatuador reconhecido para gerar autoridade no assunto? Neste post explicaremos os passos necessários para fazer sua arte ser um sucesso!

O primeiro passo para quem já é tatuador, mas quer se estabelecer no mercado é se informar o máximo que puder sobre o assunto e, é claro, solicitar licença de funcionamento do estúdio, que garante que o local não represente riscos à saúde do cliente.


Agora continue lendo e confira mais dicas de como se tornar reconhecido como tatuador:


PARTICIPE DE CONGRESSOS E TENHA CERTIFICADOS DE ESPECIALIZAÇÃO

A profissão de tatuador requer uma profunda — e responsável — preparação. É importante realizar cursos especializados na área e em instituições sérias e confiáveis. Esses cursos de aperfeiçoamento devem ser realizados antes e durante todo o tempo em que a pessoa atuar nesta área, já que sempre há novidades e técnicas de aperfeiçoamento.

Os congressos na área também farão parte do currículo de um tatuador reconhecido. Ele também deve se lembrar de enquadrar todos os certificados e diplomas que tiver e deixar expostos para os potenciais clientes. Esse é um ótimo chamariz para clientes!


SAIBA QUE A BOA HIGIENE É FUNDAMENTAL

O tatuador entra em contato com sangue de várias pessoas e sabemos que sangue pode contaminar, trazendo várias doenças, incluindo Aids e hepatite C. Por isso, todo o cuidado pode ser pouco, assim, o lugar onde se realiza as tatuagens deve estar sempre limpo e higienizado de acordo com a exigência legal da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), que também preconiza que deve haver no local, um aviso por escrito quanto aos riscos causados pelo material e/ou substâncias.

Além disso, o tatuador profissional deve usar luvas enquanto trabalha e usar agulhas descartáveis, sempre. A apresentação pessoal também conta muito.


O ideal é manter as unhas aparadas e limpas, os cabelos lavados com frequência e roupas claras, que denunciam qualquer sujeira. Roupas muito escuras podem afastar o cliente que imaginará que a roupa pode esconder vários focos de contaminação. Inspirar-se nas vestimentas dos demais profissionais de saúde é uma dica simples e saudável.


Antes de iniciar o processo de tatuar, as mãos devem ser lavadas com água e sabão, e depois aplicado álcool a 70% ou PVPI, além do uso de luvas e máscara.


TENHA UM BOM PORTFÓLIO

Aquelas famosas pastas em que os tatuadores exibem seus trabalhos são usadas tanto para oferecer ideias de desenhos para tatuar na pele quanto para provar a sua competência como tatuador profissional.

Por isso, além de deixar desenhos para o cliente escolher, deixe fotos de trabalhos já realizados anteriormente. Então, agora você já sabe: tire fotos dos resultados do seu trabalho e deixe à mostra.


TENHA UMA BOA APRESENTAÇÃO

O tatuador pode usar vários meios para ser conhecido e, posteriormente, reconhecido. Folders, cartões pessoais, redes sociais (o ideal é usar todas), os amigos e antigos clientes serão a melhor forma de divulgar o trabalho do tatuador.

É importante fazer a fachada do estúdio de forma atrativa e que mostre o quão sério é seu trabalho. Além disso, deixar o local bem iluminado (ambientes com pouca luz jamais serão indicados para realizar procedimentos que ferem a pele) facilitará o trabalho do profissional e será mais atrativo para o público.


É fundamental lembrar de que, em geral, as pessoas interessadas em tatuar a pele farão visitas em vários locais antes de escolher um tatuador. E quem preencher esses requisitos, certamente sairá na frente.


Seguindo todas as dicas acima, em pouco tempo o profissional se tornará um tatuador reconhecido. O próprio boca a boca também garantirá isso.

TATUADOR SOBRE A PROFISSÃO

 

As profissões de Tatuadors e Body Piercers, são consideradas até então como profissões informais. Inclusões na categoria de Artes Plásticas, como artesões, pintores ... .... ...
Considerados artistas e ainda sendo, porém, Tatuadores e Body Piercers, exercem uma função de muita responsabilidade, ele é responsável , além da estética,pelos cuidados e saúde do cliente.
Por isso existe um movimento da classe, pelo Reconhecimento Legal da Profissão, pela regulamentação da Profissão de Tatuadores e Colocadores de Piercing.
A função de fiscalizar os serviços oferecidos por estúdios de tatuagens é dos órgãos de vigilância sanitária estaduais e municipais.
( ANVISA)
Todo o processo de tatuar pode transmitir sérias doenças, se não for feito corretamente. De acordo com as normas da vigilância sanitária, os estabelecimentos que não se enquadram nas regras são multados e perdem o alvará de funcionamento. Os clientes devem ficar atentos e verificar, principalmente, as condições de higiene do estúdio.
O tatuador não precisa ter uma graduação para exercer a profissão.
SOBRE O CURSO
Assim como a Profissão, de Tatuador e Body Piercer, nenhum Curso de Tatuagem e Piercing são reconhecidos por  nenhum Órgão relacionados a Educação.
Os Cursos são considerados cursos livres.
CERTIFICADO
Bem assim como os Certificados de conclusão, desses cursos, não são regulamentados.
Apenas comprova que a pessoa  que fez o curso,obteve uma orientação de outra pessoa com mais experiência e se e encontra apto para exercer a Profissão com conhecimento.
Existem informações de que os órgãos responsáveis pelas fiscalizações dos Estúdios de Tatuagem, estão exigindo do Profissional que o mesmo tenha o certificado de conclusão de uma curso, para que seja concedido alvará para que esses estabelecimentos possam funcionar, mas isso só esta funcionando em alguns estados, ou cidades.

Como Montar Um Estúdio De Tatuagem

 

Veja o passo a passo de como montar um estúdio de tatuagem. Passam os anos e as tatuagens não saem de moda, por isso é sempre um bom negócio investir. Segundo conta os profissionais da área, não há um só dia em que o estúdio fique vazio, sempre aparece uma ou outra tatuagem menor ou para complemento.
Os estúdios de tatuagem são muito populares no Brasil e como este tipo de profissional é raro, os que conseguirem uma boa fama e clientela para divulgar o trabalho irão alcançar grandes margens de lucro. O segredo está na divulgação, acima de tudo, e qualidade do serviço. Afinal, se você vê uma tatuagem mal feita na rua jamais irá querer fazer uma no mesmo local, sabendo que o tatuador não é bom.
Dicas Para Montar Um Estúdio De Tatuagem
O estúdio de tatuagem é uma empresa prestadora de serviços. Um comércio que funciona de forma semelhante a cabeleireiros, esteticistas e espaços para massagem. Todos os empreendimentos citados precisam de licença para funcionamento, o devido registro de empresa com nome dos sócios, na prefeitura e com isso será possível trabalhar sem qualquer problema com a lei.
A maioria dos estúdios de tatuagem não possui registro fiscal adequado, o que pode trazer diversos problemas. O mais importante é o da Vigilância Sanitária, que irá verificar se o ambiente é adequado para atuar com o processo de fazer artes no corpo. Um estúdio de tatuagem trabalha com agulhas, tintas e corte de pele que eventualmente sangram, então é preciso ter o maior cuidado e atuar com material descartável, lixo adequado e higienização do ambiente. Sem o selo da Vigilância Sanitária, que custa cerca de R$ 100 a licença, o espaço pode ser fechado e multado e jamais reaberto, em alguns casos.

A abertura de firma custa em média R$ 800 ou menos um pouco. A vantagem de atuar desta forma é que pode-se fazer vínculos com operadoras de cartão de crédito, pois a maioria só trabalha com pessoa jurídica e apenas abrindo e registrando firma é que é possível ter acesso a um CNPJ, a identidade da empresa perante a Receita Federal e assim pagar os impostos devido.
Para emitir nota fiscal ao cliente é preciso ter uma empresa aberta também. Um fato encorajador é que o tatuador é considerado micro empreendedor individual e assim é possível obter CNPJ pagando apenas o valor mínimo para o INSS e dispensar a obrigatoriedade de ter um contador. Nesta modalidade você poderá ter apenas um funcionário e a emissão total de notas fiscais não poderá ultrapassar o valor de 3 mil reais no mês.
Espaço Para Abrir Um Estúdio De Tatuagem
O estúdio em si é o mais importante para este tipo de empresa. Ele precisa em primeiro local ser bem localizado, seja com placas, letreiros ou visível para que as pessoas encontrem nas ruas. Nem sempre quem está querendo fazer uma tatuagem decide antecipadamente, às vezes está passando por um local e resolver que aquele é o momento.
Como um estúdio de tatuagem é uma arte alternativa, dá para brincar bastante com a decoração do ambiente com sofás e pufes na sala de espera, onde o cliente irá escolher o desenho a riscar ou os amigos e parentes esperam pelo resultado da arte. É importante ter por ai diversas revistas e portfólio com opções de tatoo para que o cliente possa ter uma gama de opções e até quem está esperando resolva embarcar na onda.
O mais importante mesmo é o local onde será feita a tatuagem, o estúdio em si. Ele não pode ser aberto para a rua, no máximo com o vidro para que os de fora vejam, mas não é muito recomendado. Se aberto, em caso de tatuagens em locais mais discretos o cliente pode se sentir inibido para fazer a sua arte.
Este espaço precisa ser o mais limpo possível, pois irá trabalhar com arte no corpo que usa agulhas e curativos e eventualmente chumaços de algodão com sangue, pois em alguns casos a tatuagem pode sangrar bastante, depende muito do cliente. Por isso, é preciso ter muitos lixeiros e sempre limpos a cada saída de um cliente.
O material deve ter um espaço para ser guardado bem especifico. Nada de deixar agulhas a amostra e tintas por todos os lugares, quanto mais organizado melhor. O ideal é um gaveteiro com chave para que o cliente sinta segurança no material e prossiga com a arte. É preciso também de um espelho onde os clientes possam olhar com cuidado o que será feito para escolher.
O local onde vai ser feita a arte e o cliente irá se instalar deve ser uma cama semelhante a uma maca. Cadeiras estilo dentista são bem usadas, pois podem regular e são bastante confortáveis. Elas podem ser compradas em lojas para tatuador e em lojas médicas mesmo. O preço não é nada barato, o artigo pode chegar facilmente há dois mil reais.
Como Administrar Um Estúdio De Tatuagem
O segredo deste tipo de negocio está mesmo na propaganda, pois quem quer fazer uma tatuagem já decidiu previamente, está apenas esperando pela oportunidade de fazer uma tatuagem e pode de repente encontrar o local certo. Coloque anúncios, invista em mídia social e panfletos para mostrar sem endereço.
Redes sociais são uma forma interessante de divulgar, pois mostram o serviço em imagens e assim o cliente irá ter certeza que o serviço é bom do estúdio de tatuagem através de depoimentos e observando as fotos. É legal que acima de tudo novos clientes podem te encontrar e não se gasta nada para usar este tipo de mídia.
Caso vá contratar tatuadores, tenha certeza do trabalho, pois o nome do estúdio de tatuagem pode ser manchado por um péssimo profissional. Saiba ao certo quem é sua equipe e como ela irá atuar para que o cliente possa ter certeza de um bom serviço sempre.
Seja tolerante na hora de cobrar um preço. O valor ideal nem sempre é o melhor para os dois e pode-se perder o cliente por cobrar caro demais. Pense em futuros negócios e não apenas no presente, uma forma de investir em propaganda também.